top of page

"Não conta, não conta o filme, porque eu vou assistir!!! Se me der o SPOILER..."

  • Carol Stussi
  • 12 de nov. de 2016
  • 2 min de leitura


Até pouco tempo atrás, eu nem sabia o que era o termo "spoiler", uma vergonha né, sim. Mas é um velho conhecido de todos nós, mesmo que você não saiba, já fez ou faz uso dele. Spoiler vem do verbo "to spoil" que pode ser traduzido como estragar. No contexto cinematográfico e televisivo, estragar a surpresa, contar antes da hora a tão sonhada cena que você queria ver, ou antecipar que "fulano' morre.


Todos nós já passamos por isso e não é preciso ter acesso a internet para que alguém estrague a surpresa do filme. Quanto mais aguardado, mais pessoas estão comentando, pode ser no ônibus, no trabalho ou até mesmo na academia. Entretanto, o que podemos observar é que estamos ficando amarrados ao spoiler. Somos consumidos pela curiosidade e pela correria do dia a dia, e queremos já antecipar os fatos. Como quando éramos crianças e desejávamos abrir o presente antes da data, ou quando você se escondia para abrir um pedacinho do pacote, para descobrir qual era a surpresa.


O spoiler pode acabar com a surpresa de um filme, mas também pode te salvar. Sim, ele pode evitar que você vá ao cinema assistir uma produção ruim, ou perder algumas horas do seu dia em um seriado desinteressante. Não sejamos também tão duros na avaliação de um spoiler, porque afinal de contas ele pode enaltecer um trabalho bem feito. Um spoiler positivo pode gerar publicidade e um negativo pode render o fracasso de bilheteria. Ele pode ainda mais do que isso, condicionar você a se apropriar da visão que o outro tem da realidade. Poderíamos dizer que seria a lei do menor esforço.


Satisfazer a sua curiosidade ou procurar respostas para os seus infinitos questionamentos é algo natural do ser humano, é aquilo que impulsiona a nossa evolução e desenvolvimento. No entanto, se contentar com aquilo que você ouve dos outros significa reduzir suas possibilidades. Eu, particularmente, gosto de ver quantas estrelas o filme recebeu, de ler algum spoiler, mas sei que enquanto espectadora, isso me condiciona. Sempre antes de assistir o filme leio um comentário ou reviso o trailer, e aí sim, assisto o filme. Depois de terminar, eu leio o spoiler, como se eu estivesse travando um debate com quem, assim como eu, viu. Somos pessoas diferentes e isso significa visões diferentes acerca do mesmo tema. Não se prive de assistir algo, coloque aquele comentário a prova, para assim concordar ou não. Se permita aprender e dialogar com o que lhe é posto diante de seus.


O spoiler atualmente faz parte do nosso cotidiano, não ler significa travar uma batalha contra a sua curiosidade. Para quem é fã pode ser um vilão, daqueles que estão por todos os lugares, escondidos, mascarados e prontos para te surpreender. Para aqueles que consomem diariamente entretenimento, pode ser uma ferramenta de seleção, para os produtores de filmes ou series uma dúvida.


E pra você, o que ele é? Um vilão ou aliado, carrasco ou mocinho? Escolha qual é o melhor lado da força.


Carol Stussi


Comments


Follow us
  • Facebook Basic Black
Posts recentes
bottom of page