top of page

Cinco motivos para assistir Orphan Black.

Junho é o mês de estreia das novas temporadas de várias séries das quais sou fã. E hoje a matéria é destinada a Orphan Black, que terá a estreia da quinta e última temporada no dia 10 de junho.


Orphan Black conta a história de Sarah Manning (Tatiana Maslany), uma órfã britânica que não tem uma vida fácil e possui histórico criminal. Em uma estação de metrô, presencia o suicídio de uma mulher idêntica a ela. Sarah tira proveito da situação e assume a identidade dessa mulher, Elizabeth Childs. A partir daí ela descobre que faz parte de algo muito mais complexo do que poderia imaginar, sendo uma entre várias clones.


Há muito tempo postei uma matéria falando sobre as minhas expectativas acerca da quinta temporada e prometi fazer um post falando a respeito dos motivos para assistir essa série. Por isso se você ainda não viu, preste atenção pois te darei 5 motivos para começar a assistir Orphan Black.


1º Motivo

O primeiro ponto que causa agrado na série é o fato de combinar inúmeros gêneros. Temos desde ficção científica à aventura, ação e drama. Alguns núcleos ainda se destacam pela comédia, como é o caso do melhor amigo de Sarah, Felix (Jordan Gavaris) e algumas das clones, em especial Helena e Alison.


2º Motivo

A série é compacta. São dez episódios por temporada, o que torna a história movimentada e nem um pouco monótona. Dessa forma, não estranhe se você maratoná-la em poucos dias, hábito comum em quem começa a acompanhar Orphan Black.


3º Motivo

Outra razão para assistir essa série da BBC América, agora original Netflix no Brasil, é a atuação de sua protagonista Tatiana Maslany. Essa jovem atriz canadense dá uma aula de atuação interpretando quase o elenco da série inteira, uma vez que interpreta todas as clones da série, e olha que não são poucas. O trabalho dela é extremamente detalhista, tanto que em determinados momentos, quando uma clone se disfarça de outra, você é capaz de identificá-la apenas pelos trejeitos traçados pela atriz. Lembro de ter uma amiga que assistiu a série e achou que eram diferentes atrizes que interpretavam determinadas clones, como é o caso de Helena, tamanha a eficiência da atuação de Tatiana. No Youtube, é possível assistir alguns vídeos do trabalho árduo que é gravar cada cena que envolve mais de uma clone. Tatiana tem a parceria talentosa da dublê Kathryn Alexandre e ganhou o prêmio Emmy de melhor atriz em série dramática em 2016 pelo papel, vencendo divas como Viola Davis e Claire Danes.


4º Motivo

Mais um motivo para acompanhar a série é o seu papel social. Ela engloba temas que devem se fazer presente na sociedade. Em seu discurso na premiação do Emmy 2016, Tatiana disse: “Eu me sinto tão sortuda de estar em uma série que põe as mulheres no centro”. Ainda é raro séries que tenham como protagonistas mulheres, portanto o empoderamento provido por Orphan Black e suas inúmeras personagens femininas com suas diferentes personalidades, mostrando sua bravura, intelecto, trazem um tom especial e marcante para a série. A trama ainda retrata a sexualidade de forma muito natural, sendo resumida muito bem pela fala de uma das clones, Cosima: “Minha sexualidade não é a coisa mais interessante a meu respeito”. Ver assuntos como esse, abordados com naturalidade, sem polemização, dão um diferencial ao enredo.


5º Motivo

Não sei vocês, mas algo que me frustra é começar a ver uma série que nunca tem fim. Por mais que haja apego, não tem história que sobreviva de forma sólida por muitos anos na telinha. Orphan Black foi idealizada com início, meio e fim. E seu acorde final começa em poucos dias. Falta vai fazer, mas a série começou por cima e acabará por cima.


Vale muito a pena assistir. A última temporada terá episódios lançados semanalmente pela Netflix, um dia apenas após a transmissão no exterior. Imperdível. Confiram o trailer promocional da série a seguir.


Nota: 9,5.


Thalita Amaral

Follow us
  • Facebook Basic Black
Posts recentes
bottom of page