top of page

Annabelle 2 Vs It: A Coisa. Qual o melhor terror de 2017?



Os dois principais terrores do ano foram lançados e estou aqui para confrontá-los. Após uma safra fraca nos últimos tempos, qual o melhor terror do ano? Annabelle 2 ou It: A Coisa.


Annabelle 2: A Criação do Mal (Annabelle: Creation, 2017) conta a origem da aterrorizante boneca guardada hoje pelo casal Lorraine e Ed Warren em um museu de ocultismo. O filme compõe uma das principais franquias do gênero, Invocação do Mal (The Conjuring). Após um predecessor que deixou a desejar, Annabelle (2014), o segundo filme dá uma guinada e devolve a confiança na história dessa boneca que serve como um condutor para o mal. Um local isolado, crianças, entre elas uma com dificuldade de locomoção, pais com uma história misteriosa e sustos bem organizados ao longo do filme. Os ingredientes não variam, mas dessa vez são utilizados de forma precisa. A trama consegue causar apreensão na medida certa e faz uma conexão impressionante com o primeiro filme, que na linha temporal se passa depois dos acontecimentos do segundo. Vale ressaltar, no entanto, que não consigo considerar Annabelle realmente um filme de terror, apesar da mídia vendê-lo dessa forma. Está mais para um ótimo suspense sobrenatural. It: A Coisa, por sua vez, esse sim é um terror. E que terror minha gente!


It: A Coisa (It, 2017), baseado na obra do renomado Stephen King, traz de volta a sensação dos filmes de terror das antigas. Não precisa abusar dos efeitos para causar tensão e nem precisa ficar forçando sustos. Reúne ingredientes que há tempos não se via nos filmes do gênero: personagens cativantes, conteúdo, diálogos inteligentes e violência. Litros de sangue, sem nem ao menos poupar as criancinhas inocentes. Inclusive devo dizer que me espantou a censura ser apenas 16 anos. De longe, classificaria o filme como 18 anos. O filme conta a história da cidade de Derry, que possui uma das maiores taxas de desaparecimento de crianças de todo país. Por trás disso, está uma figura assombrosa, o palhaço Pennywise, capaz de se alimentar do medo. A trama se passa na década de 1980, o que dá um tom diferenciado ao filme, bem ao estilo Stranger Things. It: A Coisa não se atém apenas a história principal. As biografias dos personagens se entrelaçam e podemos assistir pesadas histórias de bullying, abuso sexual, pedofilia, que dão movimento e terror ao filme.


Acho que fica fácil dizer quem ganhou esse duelo: nós espectadores (rs). Brincadeira, não vou me abster da escolha. O melhor terror do ano, sem dúvida é It: A Coisa, que já tem garantida uma continuação, dado o sucesso de crítica e bilheteria. Já estou ansiosa e no aguardo.


Corre pro cinema!


Thalita Amaral

Follow us
  • Facebook Basic Black
Posts recentes
bottom of page