top of page

“Somos quem podemos ser, sonhos que podemos ter” (devaneios).



Ser um super-herói, ter o poder de transformar a sua realidade, ser aceito, amado, ou alterar o curso dos acontecimentos. Todo ser humano já quis ou buscou ultrapassar os limites do seu próprio corpo, em busca da perfeição. Ter poderes além da imaginação ou alcançar aquilo que a própria mente duvida.


Parafraseando os Engenheiros do Hawaii “A vida imita o vídeo”, e vice e versa. Ousamos dar voz a nossa imaginação, quando projetamos nossas vidas nos livros, filmes e séries. Temos a capacidade de sonhar, projetar e construir pontes para o que dantes era inimaginável. “Somo quem podemos ser, sonhos que podemos ter”. Sonhamos na tentativa de alcançar vislumbres de um dia melhor.


Quando era criança passava boa parte do dia revezando o meu tempo entre andar de bicicleta, gravar fitas cassetes e assistir TV. Não tínhamos acesso à internet, ou dispositivos eletrônicos portáteis e versáteis como agora. Então, eram nesses momentos que encontrava vasão para minha imaginação. Assistia Cavaleiros do Zodíaco, Jiraiya, Black Kamen Rider e muitos outros. E com o tempo, mais e mais opções de entretenimento foram surgindo nesse universo fantástico do faz de conta. Hoje Marvel, DC, as séries e filmes baseados em livros, bem como os animes estão povoando cada vez mais esse espaço criativo e imaginário da TV.


Há 15 anos estreava uma série que acredito que todos, assim como eu, acompanhavam compulsivamente todos os domingos: Smallville: As Aventuras do Superboy. As aventuras de Clark Kent, as enrascadas de ser jovem e descobrir poderes e ser responsável por você e pelos outros, eram o pano de fundo para o sucesso da série. Depois daí, não haveria dúvidas para as grandes empresas de entretenimento, essa era a mina de ouro que estava se revelando aos empresários. Filmes já existiam, séries antigas também, mas era hora dos remakes. Começava a expansão do universo de heróis e suas histórias. Batman, Superman, agora dividiriam o cenário com muitos outros. Vimos aparecer uma profusão de super-heróis como Demolidor, Arrow, Supergirl, Luke Cage, Jessica Jones, Doutor Estranho, The Flash, e muitos outros viriam por aí.


Grandes produções, agora dividem espaço com séries de médio orçamento e nós estamos de olho. Nem sempre o mercado consegue dar o devido investimento, no entanto esperamos que com o tempo possa se dar o devido valor a essas empreitadas. Assistir uma série, filme, desenho ou ler um livro nos permite saltar no tempo espaço, ser qualquer coisa, refletir sobre os desejos humanos e até mesmo pensar sobre nossas falhas. É um espelho sobre o que deveríamos ou não deveríamos ser. Em 2017 teremos muitas novidades já confirmadas oriundas do universo dos HQs. Filmes e séries vêm por aí, e nós estamos ansiosos para isso. Por hora é só.


Carol Stussi


Follow us
  • Facebook Basic Black
Posts recentes
bottom of page