top of page

"Um conto tão velho quanto o tempo" - A Bela e a Fera.

  • Carol Stussi
  • 28 de nov. de 2016
  • 2 min de leitura

Nenhum dos dois está preparado para viver um amor assim avassalador que rompe barreiras entre o ser e o ter. A simplicidade da beleza da alma e a firmeza de um olhar além dos espelhos, A Bela e a Fera (1991) é um clássico dos cinemas e da Disney. Inesperadamente um sucesso dos cinemas, uma aposta que abriu caminho para o mundo cinematográfico dos desenhos animados.


Primeira animação a ser indicada para o Oscar na categoria de melhor filme, uma produção toda feita no traço, desenhado a mão meticulosamente para poder captar a essência correta dos personagens. Uma canção linda, interpretada por Celine Dion e Peabo Bryson, A Bela e a Fera, a canção foi escrita para ser uma só, a união entre personagens e música, indissociáveis. Sua arrecadação girou em torno de US$ 347 milhões, ganhou em 1991 o Annie Awards como melhor animação, e o Globo de Ouro em 1992 na categoria melhor filme e melhor canção. Devido o grande sucesso e a repercussão da história nos cinemas, ganhou em 2012 uma versão em 3D, especialmente para os cinemas. E agora um remake, vivido por atores que está previsto para 2017 no qual fantasia e realidade se misturam. Tamanha a fascinação pelo clássico da Disney, que mal foi lançado o trailer, se fez um alvoroço. A divulgação do trailer bateu recordes de visualizações, foram 127,6 milhões acessos ao vídeo. Está achando muito? Mas os números irão além. As visualizações contabilizadas não incluíram os acessos feitos na China.


Um conto-de-fadas "tão velho quanto o tempo", a história de A Bela e a Fera surgiu na França em meados de 1740, mas só ficou conhecida por volta da segunda metade do século XVIII. O 30º clássico da Disney narra a linda história de duas pessoas muito diferentes que buscam vencer os obstáculos da vida e caminham rumo a felicidade. Seu remake é uma doce surpresa para todos, pais e filhos, adultos e crianças, agora unidos pela atemporalidade do cinema, o clássico assistido por nós adultos, há 25 anos atrás, era um delicado desenho animado, cujos traços confirmavam a delicadeza do roteiro. Ele agora será visto por uma nova geração, sob a concepção artística de uma nova produção. Os mesmos passos e personagens, mas com novos olhares, feições tão familiares e diferentes ao mesmo tempo. Talvez esse seja o motivo para tamanha curiosidade que rendeu tantas visualizações. Como será que os dilemas serão vivenciados, agora embalados pelo improviso subjetivo dos atores, pela ternura, densidade e escuridão presente no novo Fera.


O trailer é como um déjà vu, já estivemos por ali, sabemos tudo que precisamos saber, todavia estamos perdidos entre nossas impressões e fantasias do que se foi. Pelo primeiro olhar o trailer me fez imaginar uma história mais densa, mais brutal e tratando dos sentimentos humanos com mais verossimilhança. Todos estamos curiosos para ver como se sairá o remake previsto para 2017. O clássico agora será interpretado por Emma Watson, Dan Stevens, Luke Evans entre outros atores. Uma superprodução, um trailer que parece misturar realidade e efeitos especiais com tanta propriedade, que nos faz imaginar que o filme será espetacular.

Carol Stussi

Comments


Follow us
  • Facebook Basic Black
Posts recentes
bottom of page