Rogue One: tutorial para amadores.
- Thalita Amaral
- 10 de dez. de 2016
- 5 min de leitura

Você que curte Star Wars, mas não chega a ser aquele fã fissurado pela saga, está mais perdido que cego em tiroteio? A linha do tempo está mais confusa do que nunca? Seus problemas acabaram!
Na próxima semana estreará o mais novo filme produzido pela Disney baseado na franquia de sucesso de George Lucas, Rogue One: A Stars Wars History (Rogue One: Uma História Star Wars).
Por já ser o oitavo filme da saga e pelo fato da história não ser contada em uma sequência óbvia de acontecimentos, nessa franquia, muitas vezes, torna-se difícil acompanhar os filmes.
Em virtude disso, farei aqui um tutorial rápido acerca do contexto geral de Star Wars, mostrando onde Rogue One se encaixará.
A trama de ficção científica é marcada pela existência de inúmeros planetas e povos que coexistem. A República Galáctica, um estado democrático intergaláctico que compreende vários sistemas interplanetários, tem como função liderar e organizar politicamente tais sistemas, com o apoio da Ordem Jedi, um grupo de guardiões que domina o “lado luminoso” da força.
Seguindo a lógica, a saga se inicia em Star Wars Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999). Nesse filme nos deparamos com uma grande disputa comercial interplanetária, incitada por uma organização denominada Federação de Comércio, que tem integrantes com objetivos obscuros. Um dos planetas envolvidos, Naboo, que tem como rainha Padmé Amidala, recebe uma ordem de invasão partindo do cruel Darth Sidious, um Lorde Sith. Rainha Amidala, com a ajuda do mestre Jedi Qui-Gon Jinn e seu aprendiz Obi-Wan Kenobi, ao longo do filme, busca alianças para resolver os problemas em seu planeta e combater as investidas da Federação do Comércio. Nesse meio tempo, eles conhecem uma criança com características especiais e uma forte conexão com a força, Anakin Skywalker. Seria ele o “Escolhido” de uma antiga profecia Jedi, que predizia a vinda de um ser que restauraria o equilíbrio para a Força? Qui-Gon é morto, Obi-Wan se torna um mestre Jedi e passa a treinar Anakin.
Em Star Wars Episódio II – Ataque dos clones (2002), a galáxia está à beira de uma guerra civil. Vários sistemas ameaçam deixar a aliança provida pela República Galáctica. Anakin, antes criança, já é um jovem com maior domínio da força. Padmé Amidala, após governar por 8 anos, agora é Senadora da República Galáctica e sofre uma tentativa de assassinato. Anakin é nomeado para protegê-la e os dois acabam se apaixonando. O jovem Jedi tem contato com seu passado, encontra a mãe que morre em seus braços e, em vingança, massacra a tribo responsável por isso, tendo o primeiro contato com o lado sombrio da força. Somos apresentados a um dos marcos da série, os famosos stormtroopers, soldados clonados em grande número para proteger a República da ameça dos dróides da Federação de Comércio. É dado início às chamadas Guerras Clônicas.
Seguimos então para Star Wars Episódio III – A Vingança dos Sith (2005). O filme se passa após o início das Guerras Clônicas. Um conflito está sendo travado entre a República e os Separatistas. O Conselho Jedi atribui a Obi-Wan a missão de eliminar o General Grievous, líder do Exército Separatista. Palpatine, supremo Chanceler da República, é um traidor e se revela como Darth Sidious, ao atrair definitivamente Anakin para o lado sombrio da força. Obi-Wan e Padmé partem numa tentativa de impedir tal acontecimento. Obi-Wan mutila Anakin que vem a se tornar o grande vilão da saga, Darth Vader. Padmé dá à luz aos gêmeos Luke e Leia, que para serem mantidos em segurança, são separados. Darth Vader e Darth Sidious contemplam a construção da Estrela da Morte, uma ameaça bélica à galáxia.
E é aqui que entra o mais novo spin-off da Disney: Rogue One (2016). O que antes era República Galáctica passa a ser parte da tirania do Império Galáctico dominado por Darth Vader. A história do filme se baseará em um grupo de combatentes, chamados de Aliança Rebelde cuja missão é roubar os planos da Estrela da Morte e assim traçar novos rumos ao destino da galáxia.
A história segue para Star Wars Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977), o primeiro a ser lançado nos cinemas. Nele vemos o filho de Padmé, o jovem fazendeiro Luke Skywalker, se unir a um contrabandista, Han Solo, e juntos se envolverem na Guerra Civil Galáctica se unindo à Aliança Rebelde no ataque à superarma do Império Galáctico, a Estrela da Morte. Darth Vader escapa vivo desse ataque. Os irmãos separados no nascimento, Luke e Leia, se encontram nesse filme. Leia é uma líder da Aliança Rebelde.
Em Star Wars Episódio V – O Império Contra Ataca (1980), três anos após a Estrela da Morte ser destruída, os rebeldes continuam fugindo das ameaças do Império Galáctico. Luke começa a ser treinado pelo maior mestre Jedi de todos, mestre Yoda. Enquanto isso, Han Solo e Leia começam a se apaixonar, ao passo que a grande descoberta da saga ocorre: Luke e Darth Vader batalham e o vilão revela ser pai de Luke, com a frase que marcou o cinema: "Luke I’m your father " (Luke eu sou seu pai).
Um ano depois temos início ao Star Wars Episódio VI – O Retorno de Jedi (1983). O Império inicia a construção de uma segunda Estrela da Morte, visando aniquilar a Aliança Rebelde. A Aliança Rebelde aproveita a visita de Darth Sidious à construção, para assim atacar e matar o imperador, e por conseguinte pôr um fim ao Império. Luke Skywalker traça como objetivo trazer de volta ao lado luminoso da força seu pai. Luke tem um novo duelo com Vader, que, por sua vez, tenta trazer o filho para o lado sombrio. O imperador Darth Sidious tenta matar Luke, quando Darth Vader volta a ser Anakin Skywalker e salva seu filho cumprindo a profecia da saga: “Ele era o escolhido para dar equilíbrio à Força, ao se converter ao lado luminoso da Força justamente antes de morrer”.
Finalmente chegamos ao Star Wars: O Despertar da Força, lançado em 2015. 30 anos após o Retorno de Jedi, a ordem Jedi está enfraquecida, Luke Skywalker está desaparecido. Vemos então a jornada de Rey, uma jovem que acaba encontrando informações sobre o paradeiro do cavaleiro Jedi. Uma nova ameaça surge, a Primeira Ordem, que busca reaver o Império Galáctico e luta contra a Resistência, uma organização que tem como objetivo suprimir os avanços da Primeira Ordem e é comandada por Leia. Nessa aventura, Rey é ajudada por Finn, um stormtrooper desertor, e inesperadamente a jovem descobre uma forte conexão com a força.
A história é complexa e muitas vezes confusa, devido às suas inúmeras nuances. Contudo, não podemos negar, é cativante e por isso atraiu tantos fãs ao redor do mundo! Espero que o tutorial ajude na organização das ideias. Agora é só esperar para no dia 15 de dezembro acompanhar o lançamento de Rogue One no Brasil. Em breve, a crítica estará no blog. Que a força esteja com você!
Thalita Amaral
Comments