top of page

Poesia, uma voz e um violão. Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum.

  • Carol Stussi
  • 29 de dez. de 2016
  • 2 min de leitura


Música é feita de sons, palavras e sentimento. Não basta cantar você precisa emocionar. É uma poesia que ressoa aos quatro cantos, como o vento, e se torna eterna quando exprime a sensibilidade do momento. Seja o compositor ou aquele que se predispõe a ouvir, todos se tornam um só por motivos infinitos. Bob Dylan é um desses ícones que fez de suas canções mais do que sons, e sim palavras repletas de sentido. Ganhador do prêmio Nobel de Literatura, Bob Dylan se tornou atemporal.

Com mais de 50 anos de carreira, Bob Dylan talvez não seja uma referência para você que é jovem, talvez o folk seja um ritmo desconhecido, mas a arte ensina a vida e, como toda vida, ela pulsa e se reinventa. Foi então que, pesquisando sobre as canções de Bob Dylan, descobri um filme inspirado no cenário folk da década de 1960. O filme intitulado Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum é uma obra de 2013 baseada nas memórias póstumas de Dave Von Ronk. Sua temática gira em torno do bairro nova-iorquino que se tornou o cenário da música folk. Local de onde surgiram vários ícones como Bob Dylan, Joan Baez, Phil Ochs, entre outros. Ele fala sobre música, atitude e os caminhos que escolhemos seguir. Se você quer entender como era aquela época, os bares, os costumes e as músicas, o filme é um prato cheio. E digo mais, se você quiser apreciar música boa, você irá se surpreender. O personagem principal dá um show de talento e é interpretado por Oscar Isaac, atualmente conhecido pelo seu papel em Star Wars, Poe Dameron e X-Men: Apocalipse, Apocalipse. É difícil encontrarmos filmes em que os atores realmente tocam e cantam, e Oscar faz isso muito bem, com uma voz aveludada e forte, cheia de paixão. E para minha surpresa, que esperava ansiosamente para identificar a música de Bob Dylan, eis que me deparo com uma homenagem, a aparição de um jovem Dylan cantando Farewell no final do filme.

Assista Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum e depois ouça Bob Dylan. Para aqueles que não conhecem ou não sabem por onde começar, aí vai a dica: primeiro ouça Blowin’ in the Wind, lançada em 1962. É uma música que fala do que está bem diante dos nossos olhos, mas ao mesmo tempo intangível. Ouça a seguir Like a Rolling Stone, lançada em 1965, que fala sobre mudanças inesperadas. Logo depois sugiro Knockin’ on Heaven’s Door, lançada em 1973, produzida especialmente para uma trilha sonora. E por último ouça Hurricane, lançada em 1975, em protesto à prisão do boxeador Rubin “Hurricane” Carter, preso injustamente por assassinato, em 1966, no auge da carreira.

Digno da homenagem, Bob Dylan é um poeta que dedicou a sua vida a contar histórias. Depois dessa pesquisa, eu pude ver como suas letras são completas e repletas de sentidos. Falam sobre mim, sobre você e sobre a vida. Assista ao filme e mergulhe nesse ambiente de sons e ideais. Eu mergulhei e me fascinei.


Carol Stussi


Comentários


Follow us
  • Facebook Basic Black
Posts recentes
bottom of page