top of page

Rangers Ordem dos Arqueiros - Ruínas de Gorlan



Mês de janeiro é sinônimo de férias, fazer as malas e colocar o pé na estrada. Comigo não foi diferente e um dos itens da minha mala foram dois livros que resolvi levar caso tivesse um tempinho sobrando. Li todos os dois e resolvi procurar na cidade um sebo para trocá-los por outro antes de retornar para casa.


Não foi uma experiência muito prazerosa, foi mais como um filme de terror do que uma história bem-sucedida. Meus livros em ótimo estado foram negociados por uma pechincha. Os livros eram tão novos e bem conservados, que nem nas prateleiras da livraria existiam. Fiquei decepcionada e me perguntei: Só isso? Mas como? Aí veio a minha surpresa. Vasculhando o lugar, achei um livro que queria muito ler a continuação. Foi doloroso me desapegar dos livros que levei na viagem, talvez fosse mais prazeroso e recompensador doá-los, no entanto acabei trocando-os pelo livro Rangers Ordem dos Arqueiros - Ponte em Chamas de John Flanagan.


O primeiro livro Rangers Ordem dos Arqueiros - Ruínas de Gorlan foi um achado. Limpando a casa da minha mãe encontrei o livro no meio da bagunça e peguei-o despretensiosamente. Descobri que era de uma das minhas irmãs. Pedi a ela, lógico, e levei pra casa. Não dei muita atenção, era pequeno e me pareceu infantil. Mas quando comecei a ler, não parei mais. Devorei a leitura. Pensei em usá-lo nas aulas e logo comecei a emprestá-lo para os alunos. Foi um sucesso. Quem lia já me perguntava se eu possuía a continuação para emprestar e eu respondia: infelizmente não.


Uma leitura fluida, ambientada no reino fictício de Araluen e centrada no personagem Will, um jovem órfão de 15 anos que vivia no feudo de Redmond e que juntamente a seus amigos precisava fazer uma das mais difíceis escolhas de sua vida: sua profissão. Eles precisavam se candidatar e serem recrutados pelos mestres do reino. Will e seus amigos George, Horace, Jenny e Alyss partem nesse primeiro livro em busca de seu reconhecimento e afirmação, cada qual desenvolvendo suas habilidades.


Eu não tinha boas expectativas com relação ao livro, mesmo porque o encontrei meio que jogado num canto qualquer, mas me surpreendeu. História interessante e de fácil compreensão. O livro começa já lhe oferecendo uma visão da história, um prelúdio dos mistérios e perigos que estão por vir. O primeiro livro é uma introdução do que o futuro reserva para o jovem Will e seus amigos. Um livro infantojuvenil, com capítulos curtos, uma história longa, mas sem se tornar entediante. O autor soube trabalhar a história apesar de algumas lacunas. Essas lacunas aparentes talvez sejam explicadas pela continuidade da história.


A história de Rangers é composta por uma série de 12 livros, o primeiro livro foi lançado na Austrália em novembro de 2004, em junho 2005, nos EUA e em 2009 chegou às prateleiras das livrarias brasileiras. John Flanagan revelou que o primeiro livro foi resultado de uma série de contos que ele escreveu para incentivar o seu filho pequeno a ler. Cerca de 10 anos depois, ele decidiu transformar as aventuras em série.


Sem expectativas sobre o livro, eu li e adorei. Um livro feito de pai para filho, literalmente. Uma boa opção para começar sua trajetória no mundo do faz de conta. A história de Will em busca de se tornar um Arqueiro, sua relação com o seu mestre Halt, juntamente ao estreitamento dos laços com seus amigos fazem com que você fique com vontade de continuar a leitura. Mais do que isso, a expectativa por uma guerra que é anunciada logo de início nos faz ansiar por permanecer lendo e lendo.


Boas lições, aventuras e personagens impactantes, eu recomendo a leitura.

Carol Stussi

Follow us
  • Facebook Basic Black
Posts recentes
bottom of page