top of page

Chris Colfer, autor de Terra de Histórias: talento e muita fantasia.



Ao som do clássico I want to hold your hand dos Beatles, interpretado por Chris Colfer em um dos episódios de Glee, começo a história de hoje. Hoje falarei da série literária Terra de Histórias, especificamente o livro O Alerta dos Irmãos Grimm, que tem como autor o próprio Chris Colfer.


Imagine só você ter aptidão para quase tudo. O ator Chris Colfer, revelado para o mundo pela série Glee (2009-2015), é uma dessas pessoas que possui vários talentos. Sabe cantar, atuar, dançar e não para por aí, também sabe escrever. A primeira vez que o vi foi no seriado Glee, interpretando o personagem Kurt Hummel. Depois, baixei a coletânea das músicas da série e passei a acompanhá-lo cantando e agora, lendo seus livros.


A série literária Terra de Histórias começou a ser lançada a partir de 2012. O primeiro livro da série foi intitulado O Feitiço do Desejo. Segundo o autor, a temática da série é destinada ao público infantojuvenil e está centrada no universo de histórias que faziam parte de sua infância. O palco para o desenrolar das histórias são os clássicos infantis como Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, entre outros. Mas não se engane, as obras não tem a mínima pretensão de soar como uma reedição dos clássicos, e sim como um faz de conta que acontece. Ele transforma esses personagens fictícios em seres reais que possuem características boas e ruins. Pessoas que amam e odeiam, que erram e acertam, possuem vaidade e desapego, inveja e bondade.


O autor Chris Colfer nos faz acompanhar as aventuras de dois irmãos gêmeos Alex e Conner, que ao longo da série de livros vão amadurecendo, crescendo e descobrindo a magia dentro de si. A história começa justamente com o seu aniversário de 12 anos e um inesperado presente, um livro antigo de histórias, que misteriosamente os suga para o mundo dos contos de fadas. Ambos passam a redescobrir a magia dos contos e a perceber que há muito mais do que os nossos olhos podem ver. Mundos paralelos e seres encantados estariam lado a lado, dividindo uma linha temporal e dependendo uns dos outros para manterem a sua existência.


O Alerta dos Irmãos Grimm é o terceiro volume da série. Confesso que quando o livro chegou junto com um punhado de outros livros que eu havia comprado, fiquei desapontada. Parecia infantil demais aos meus olhos. Ledo engano. Quando comecei a ler a série fiquei impressionada com a forma como o autor reescreve os personagens. A minha predileta é Chapeuzinho Vermelho, hilária, soberana e excêntrica. A história do livro gira em torno da transformação de Alex em Fada Madrinha e em Conner admitir a sua importância para o mundo de conto de fadas. Ambos se veem separados por um feitiço que foi criado para impedir que o mundo de conto de fadas fosse conquistado pelo exército francês de Napoleão Bonaparte.


A trama se desenvolve a partir do descobrimento de três novas histórias deixadas pelos irmãos Grimm. Essas histórias continham uma mensagem oculta que somente aqueles que acreditassem ou conhecessem a terra de conto de fadas entenderiam. Além disso, esses contos só deveriam ser lidos 200 anos depois de escritos. Era um alerta de que dias ruins poderiam estar por vir e que alguém do mundo real precisaria intervir.


O livro é muito bom. Algumas horas eu me pegava rindo sozinha, em outros momentos apreensiva e, por fim, surpresa com a reviravolta do final. O autor fez um belo trabalho recriando esse universo rico dos clássicos de contos de fadas. Atemporal é o que eu posso dizer, um livro não só do público infantojuvenil, mas para todos que cresceram ouvindo e assistindo essas histórias. Chris Colfer se mostrou um artista completo, talentoso e perspicaz.

Carol Stussi

Follow us
  • Facebook Basic Black
Posts recentes
bottom of page