top of page

Aquecimento Oscar 2017: Zootopia: Essa Cidade é o Bicho.


Seguindo os passos dos filmes indicados ao Oscar 2017, chegamos à Zootopia: Essa Cidade é o Bicho. Nesse filme embarcamos na jornada de Judy Hoops, uma coelhinha muito determinada que, contrariando tudo e todos, almeja ser policial. Ela vive uma aventura atrás da outra. Instintiva e cheia de garra, a coelhinha nos leva em um passeio profundo sobre os alicerces tortos de uma cidade grande e nos permite analisar como a sociedade é repleta de estereótipos que precisam ser revistos e superados.


Judy é uma coelhinha filha de agricultores e sua história poderia ser vista como uma metáfora perfeita dos dias atuais, visto que assim como mostra a animação, sempre julgamos estarmos certos de tudo ou sendo pessimistas a ponto de limitarmos nossas possibilidades e capacidades. O filme mostra situações tão familiares, que você poderia se colocar no lugar da protagonista em algumas de suas aventuras. Uma cidade pequena em contraposição a uma grande Metrópole, costumes versus mudança, violência e paz, são temas que poderiam muito bem nos representar.


A trama gira em torno do sonho de Judy em ser policial e o preconceito sofrido por ela por ser um animal que foge aos padrões sociais do cargo. Seu determinismo e instinto acabam levando a protagonista a seguir pistas que a conduzem a revelações inesperadas. Judy não está sozinha em sua jornada e, inesperadamente, faz amizade com uma raposa, Nick Wilde. E é essa amizade que faz a aventura desenrolar, ambos representando os opostos, a lei e a desordem, encontram um no outro a força necessária para superar preconceitos e desvendar os mistérios que assolam a pacata e pacífica Metrópole. Aí reside o grande desafio de nossos amigos, descobrir como animais "civilizados" estão misteriosamente retornando ao seu estado de selvageria.


Dirigido por Byron Howard, famoso por seu trabalho em Bolt: Supercão (2008) e Enrolados (2010), e Rich Moore, conhecido por Detona Ralph (2012), em Zootopia: Essa Cidade é o Bicho, eles acertam o tom e fazem uma ótima parceria. Essa dupla vem nesse longa resgatar as antigas histórias infantis que permeavam a minha infância. Trazem animais com características humanas, mexem com o nosso psicológico, e nos fazem refletir sobre os ditos comportamentos “civilizados”.


O filme é excelente, uma indicação ao Oscar de 2017 mais que merecida. O filme é tão bem feito, que conversando com alguns amigos tive uma feliz surpresa. Partes do filme são usadas em grandes corporações para elucidar como devemos superar os nossos preconceitos e para trabalhar a importância dos valores profissionais. Uma história bem construída, com uma mensagem forte, com o grande desafio de vencer o Oscar.


Carol Stussi

Follow us
  • Facebook Basic Black
Posts recentes
bottom of page