top of page

Aquecimento Oscar 2017: Estrelas Além do Tempo!


Agooooooooora sim! Eis aqui o melhor filme de 2016, que considero merecedor do Oscar: Estrelas Além do Tempo! Depois que o assisti, fiquei pensando que passarei mal se La La Land ganhar. Mas tudo é possível, quando se trata da Academia.


Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures) é um filme baseado em eventos reais que conta a história de três mulheres afro-americanas que, na década de 1960, quando ainda havia segregação em alguns estados dos Estados Unidos, desempenharam papéis cruciais na NASA, durante a corrida espacial.


Taraji P. Henson interpreta a matemática Katherine Johnson. A atriz já conhecida do público, premiadíssima pela série Empire, está um arraso no filme, apesar de injustamente não ter sido indicada ao Oscar. Sua personagem desempenha um papel fundamental na NASA. Em um período de transição para a tecnologia dos computadores, Katherine era responsável por calcular a trajetória de entrada e saída de cápsulas espaciais, à mão. Tudo isso era executado sob um cenário de extrema segregação, em que nem ao menos o banheiro podia ser compartilhado, ou a garrafa de café. Tais fatos, inclusive, rendem uma das cenas mais fortes do longa.


Octavia Spencer interpreta Dorothy Vaughan, uma matemática que apesar de exercer a função de supervisora de seu setor, não recebia promoção ao cargo, pela cor de sua pele. No filme, vemos a luta de Dorothy por seu crescimento profissional e sua busca por conhecimento em informática, dada a chegada dos computadores que poderiam “substituir” sua mão de obra. Octavia Spencer concorre ao Oscar de melhor atriz coadjuvante e é uma forte candidata. Já venceu uma vez pelo excelente trabalho em Vidas Cruzadas (2011).


Fechando o trio, temos a belíssima cantora e atriz Janelle Monáe. Sua personagem, Mary Jackson, é também uma matemática, uma das poucas formações permitidas às mulheres negras, contudo, seu sonho é ser engenheira. Incentivada por um de seus superiores da NASA, Mary luta contra todos os obstáculos, entre eles a necessidade de uma pós-graduação oferecida exclusivamente em uma universidade de brancos, para a realização de seu sonho.


Fechando o elenco, temos outros nomes de peso, como Kevin Costner (Al Harrison), a atriz Kirsten Dunst (Vivian Michael) e o nosso querido Jim Parsons (Paul Stafford), de The Big Bang Theory.


Estrelas Além do Tempo é um longa-metragem que deve ser visto. Extremamente relevante, ele nos leva a várias reflexões, dentre elas como o racismo velado pode ser nocivo. A personagem de Kirsten Dunst nos mostra que algumas pessoas cometem o racismo, mas não se enxergam como racistas. Vemos na NASA ao mesmo tempo a oportunidade de inclusão e a segregação. Mentes diversas convivendo em um mesmo espaço.


Depois de algumas décadas, finalmente um filme para trazer à tona mulheres que fizeram total diferença e muitas vezes são desconhecidas do público. A mensagem é de empoderamento feminino e esperança. Em tempos de retrocesso, como é bom assistir algo que a reascenda a esperança de um mundo de igualdade.


Minha nota é 9,5. Excelente!


Thalita Amaral

Follow us
  • Facebook Basic Black
Posts recentes
bottom of page