top of page

Novidade Netflix: Histórias Cruzadas.

Histórias Cruzadas (The Help, 2011) é um drama ambientado na década de 1960, que revela uma sociedade norte-americana cheia de preconceitos. Uma história que mostra ao mundo os obstáculos impostos por uma sociedade discriminatória e a luta por direitos iguais. Um filme sério, que mexe com os alicerces do seu mundo e lhe faz pensar.


O filme trata do cotidiano de pessoas comuns. Fala de costumes, direitos, humanidade e leis. Se você nunca o assistiu, assista. É um ótimo longa e uma lição de História. Uma excelente história sobre a vida real que sabe dosar todos os ingredientes necessários para se tornar inesquecível. E ele vai além, trata de assuntos mais do que reais e que devem ser debatidos com seriedade.


Baseado no best-seller intitulado A Resposta, da escritora Kathryn Stockett, o filme foi quase um presente para o diretor e roteirista Tate Taylor. Amigo de infância da escritora, Taylor recebeu a tarefa de comandar o projeto, o segundo de sua carreira. O trabalho deu tão certo que recebeu na época quatro indicações ao Oscar de 2012. No elenco temos grandes nomes da atualidade como Viola Davis, conhecida por sua atuação na série How to Get Away With Murder (2014) e no filme Fences (2016), Emma Stone, por La La Land (2016) e Octavia Spencer, por Estrelas Além do Tempo (2016).


A história é contada a partir dos desafios de uma jovem recém-formada (Emma Stone), que resolve retornar a sua cidade natal e se tornar jornalista. Em busca da realização de seu sonho e à procura de uma história real, ela se depara com uma sociedade cheia de preconceitos. Destinada em seu trabalho a fazer apenas matérias sobre limpeza, ela acaba encontrando a história de sua vida. Depoimentos, pessoas e situações que a fazem enxergar um Sul segregacionista e machista, capaz de tolher qualquer esperança de um futuro melhor.


Histórias Cruzadas chega ao catálogo da Netflix como ótima opção de entretenimento e cultura. Sua história aborda questões reais como as Leis de Jim Crow, leis estas que vigoraram nos estados do sul dos Estados Unidos, entre os anos de 1876 e 1965 e legislavam sobre questões como acessibilidade nas escolas e espaços públicos para brancos e negros. Foi um período no qual a segregação racial se tornou institucionalizada e voraz.


O filme dá um show quando se propõem a tratar o cotidiano das empregadas domésticas estadunidenses e traz ótimas atuações para elucidar esse universo. Com um viés intimista e predominantemente feminino, o longa fala para o público e com o público, mas não pense que a história é um drama exclusivo para o público feminino. O filme vai além e se torna uma história de todos nós. Uma ótima opção para você assistir em casa no aconchego do seu lar.


Carol Stussi


Follow us
  • Facebook Basic Black
Posts recentes
bottom of page