top of page

Os padrões estéticos da indústria do entretenimento.


O tempo é algo que chega para todos, mas cada um encara de modo diferente. Uns consideram o tempo o mocinho, aquele que traz sabedoria e vivência, outros, por sua vez, o acham um grande vilão que traz consigo marcas para autoestima, limitações e mudanças de rotina. Particularmente, acho que me enquadro no time um, mas com alguns momentos de recaída (rs).


As premiações do mundo do entretenimento vêm ocorrendo a todo o vapor e querendo ou não uma coisa que todos reparamos durante os momentos Red Carpet é a aparência dos nossos queridos astros e estrelas, assim como os modelitos que eles usam.


A aparência sempre foi algo extremamente glamourizado pela indústria do cinema e música, que são por sinal duas das principais responsáveis por imporem tendências e criarem uma sociedade extremamente fútil e dependente do estereótipo. Com o avanço tecnológico e de tratamentos estéticos, muitos homens e mulheres encontraram a “fonte da juventude” - ou acharam que encontraram - e chegam muitas vezes aos 50 anos, aparentando muito menos, o que é um massageador do ego e um enganador (#sqn) do tempo. Quem não fica de boca aberta quando descobre a idade de alguns artistas, como por exemplo Tom Cruise, que se encontra no auge com seus 54 anos, Brad Pitt, galã idolatrado que não aparenta seus 53 anos, além de divas como Jennifer Lopez, 47 anos, Sharon Stone, 58 anos e Madonna, 58 anos.


Alguns artistas, contudo, perdem um pouco a mão quando o assunto é rejuvenescimento. Acho que eles, literalmente, afundam na fonte da juventude.


Uma atriz que criou certa comoção ao reaparecer nas telonas após o lançamento de seu último filme foi Renée Zellweger. Após um tempo sumida, ela reapareceu na continuação da franquia O Diário de Bridget Jones, com o filme O Bebê de Bridget Jones (2016), com uma aparência pra lá de alterada. A estrela que segundo alguns sites de fofoca sofria de bulimia, o que a fez passar por extrema perda de peso, teria abusado nas retiradas de pele facial e ultrapassou o indicado nas aplicações de botox. Nicole Kidman e Meg Ryan completam a lista de celebridades bastante modificadas esteticamente.


O que leva um artista ou uma pessoa comum a se submeter a tamanhas transformações? Pressão social? Baixa autoestima? Insatisfação? Cada um, certamente, dará uma resposta. Muito me preocupam os rumos da indústria da estética e como ela afeta diretamente as mentes das pessoas. Sou totalmente a favor dessa nova onda de hábitos saudáveis e cuidados estéticos, desde que a preocupação com o corpo esteja diretamente associada à saúde e bem-estar, não exclusivamente ligada ao alcance de patamares estéticos preestabelecidos e completamente irreais. A mudança cujo objetivo é satisfação pessoal se faz importante, desde que ela não seja movida pela necessidade de copiar algo que dizem ser o ideal.


Com base nisso, aplaudo aqui algumas atrizes como Tina Fey, Meryl Streep, Katie Winslet, Cate Blanchet, que com naturalidade recebem muito bem o tempo e mantêm suas linhas de expressão, que tanto fazem a diferença em uma atuação. Finalizo com a seguinte reflexão para aqueles que acham o tempo o grande problema: será mesmo ele o vilão ou será a nossa mente?

Thalita Amaral


Follow us
  • Facebook Basic Black
Posts recentes
bottom of page