top of page

Crítica do livro: Cidade dos Ossos.



Se você gosta de ler ou gosta de histórias de fantasia, a série Os Instrumentos Mortais da autora Cassandra Clare pode ser uma ótima dica de entretenimento. A saga da autora começa com o livro Cidade dos Ossos que conta a história de Clary Fray, 15 anos, que junto com seu melhor amigo Simon, resolve passar a noite em uma boate de Nova Iorque. O que ela não esperava era testemunhar o assassinato de um rapaz cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens estranhas pelo corpo. E o pior para Clary é perceber que ninguém, além dela mesma, parece enxergar os adolescentes e o assassinato.


A partir daí a vida de Clary vira de cabeça para baixo. Ela descobre que sua mãe não era tão normal como aparentava, percebe que criaturas como demônios, fadas, lobisomens e vampiros são reais e que existem humanos dotados de poderes especiais com a missão de manter essas criaturas sob controle, os Caçadores de Sombras.


A premissa da história é bem interessante e nesse primeiro livro a autora apresenta um mundo vasto e complexo onde seus personagens habitam. Não vou mentir, a primeira parte do livro é meio lenta e a história parece demorar a engrenar com a apresentação de tantos personagens e do universo criado pela autora. Contudo, no final do livro, a história passa a ser mais focada na ação e a reviravolta é surpreendente. Não conheço ninguém que tenha adivinhado o que acontece. Vamos ver como a autora vai desenvolver essa trama ao longo da série de livros, que tem tudo para ser bem interessante.


Claro que o livro possui um triângulo amoroso, talvez até um quarteto se você analisar bem. O protagonista Jace é o clássico bad boy, mas possui charme e carisma, difícil não gostar dele, ao passo que a protagonista Clary acaba sendo um pouco chata em alguns momentos. A autora também trata sobre homossexualidade de uma forma bem natural e interessante, tocando em pontos como preconceito e insegurança.


Para quem se interessar mais sobre a história, a Netflix já está na segunda temporada da série Instrumentos Mortais, baseada na obra de Cassandra Clare. Eu comecei a primeira temporada e parei, mas pretendo retomar. A qualidade é razoável, porém a atriz que interpreta a Clary deixa a desejar.


Ponto forte do livro: Magnus Bane é um personagem com personalidade diferenciada e tem tudo para crescer nos próximos livros.


Ponto fraco: os personagens principais são, em sua maioria, adolescentes entre 15 e 17 anos, mas têm atitudes e responsabilidades que, normalmente, adolescentes dessa faixa etária não possuem.

Fernanda Garcia


Follow us
  • Facebook Basic Black
Posts recentes
bottom of page