top of page

O polêmico Grammy 2017.


O Grammy Awards 2017 foi cheio de polêmicas, críticas e música, é lógico. Adele foi o principal destaque da noite e desbancou Beyoncé em cinco categorias. Além disso, o discurso da grande vitoriosa da noite foi, sem dúvida, o assunto mais comentado e que viralizou após o fim da cerimônia. O discurso feito pela artista, cheio de emoção, ressaltou a importância do álbum Lemonade da Beyoncé e o seu papel para o empoderamento do negro norte-americano. Ela considerou a artista uma "luz" e que o seu novo álbum era o verdadeiro merecedor do prêmio. Para Adele, Lemonade era "monumental" e "uma descoberta da alma".


Assim como o discurso de Adele, outros consideraram a derrota de Beyoncé uma questão política e não artística. A revista Rolling Stone considerou que um dos motivos para a derrota de Beyoncé, líder em indicações, foi seu comunicado explícito sobre orgulho afro-americano. Segundo a revista, muitos republicanos não estariam satisfeitos com seus posicionamentos, suas apresentações, como no Super Bowl de 2016, e seu novo álbum. Além desse fator, a crítica listou a natureza do eleitorado como preponderante para a escolha de Adele em vez de Beyoncé.


Polêmicas à parte, sem desmerecer o trabalho de ambas, sou favorável a acreditar que o álbum 25 de Adele foi mais popular. Apesar de Beyoncé ser culturalmente um destaque em 2016, por suas ações, discursos e suas composições, 2016 foi de Adele. O álbum 25 vendeu mais de 20 milhões de cópias e como parte da divulgação do álbum, a cantora fez cerca de 110 shows durante sua turnê.


O Presidente da Academia do Grammy, Neil Portnow, diante desses comentários negativos sobre a premiação, disse ao site Pitchfork: “Não acho que seja um problema de racismo, de maneira alguma. Lembre-se de que essa premiação é feita por meio de votação, não é uma entidade corporativa – são os 14 mil membros da Academia”. Eu, Carolina, acredito que música é realmente subjetiva. O que é bom para um, não é bom para o outro, e fica realmente um dilema no ar.


Infelizmente a premiação foi arrastada por uma sombra política latente, que coloca pessoas a se confrontarem e questionarem uns aos outros. Não consigo mensurar o que realmente se passa nos EUA e como é o governo do atual presidente. Mas confesso que só fui ouvir todo o álbum Lemonade da Beyoncé após o discurso de Adele. E que se dependesse do meu voto, o álbum 25 seria a minha primeira escolha. Ele é excelente.


Carol Stussi


Follow us
  • Facebook Basic Black
Posts recentes
bottom of page