Oscar 2017!
- Thalita Amaral
- 25 de fev. de 2017
- 5 min de leitura

A cerimônia de premiações mais aguardada de todas está prestes a acontecer. Amanhã, dia 26, acontece em Los Angeles o 89th Academy Awards, que premiará os melhores do cinema com a tão cobiçada estatueta do Oscar.
Minha felicidade é plena, pois finalmente o Oscar caiu durante as comemorações do Carnaval, o que significa que poderei assistir à cerimônia sem me preocupar com o trabalho no dia seguinte.
Quem quiser acompanhar a transmissão em tempo real terá que optar pelo canal TNT esse ano, que exibirá o evento a partir das 21 horas, com o Red Capert. Há alguns anos acompanho o Oscar pela TNT, visto que a Rede Globo costuma iniciar a exibição do evento com ele já em andamento, pois o programa Big Brother Brasil nunca pode sair da grade da emissora, nem em dias especiais.
Esse ano a Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão das TVs abertas, não exibirá o evento ao vivo como em anos anteriores, e sim um compacto com os melhores momentos no dia seguinte. Motivo: Carnaval 2017. Uma segunda razão pode ser os memes em torno de Glória Pires, comentarista do evento no ano passado. As severas críticas do público certamente levaram a emissora a uma reflexão sobre a capacidade de sua equipe de reger um evento desse porte ao vivo. Acho que já passou da hora da Globo abrir mão dos direitos da premiação. Precisamos de alternativas!
Insatisfações a parte, vamos ao que interessa. A seguir listei as principais categorias e em cada uma delas falarei meu favorito. Durante os meses de janeiro e fevereiro pude assistir a alguns dos indicados, infelizmente não todos como gostaria, mas tenho opiniões bem formadas.
Melhor filme
La La Land – Cantando Estações
Moonlight: Sob a luz do luar
Manchester À Beira Mar
A Chegada
Lion
Até o Último Homem
Estrelas Além do Tempo
Um Limite Entre nós
A Qualquer Custo
Essa categoria cada vez permite a indicação de mais filmes. Já que tem tantos indicados, poderiam ter colocado o belíssimo Capitão Fantástico. Vamos à minha torcida. A Chegada é meu xodó da categoria, visto que sou super fã de filmes de ficção. Mas sei que já foi um milagre sua indicação, visto que essa categoria tende para dramas e musicais. Tendo isso em vista, minha torcida irá para Estrelas Além do Tempo, apesar de que algo me diz que o chatinho La La Land – Cantando Estações ganhará.
Melhor diretor
Dennis Villeneuve – A Chegada Mel Gibson – Até o Último Homem Damien Chazelle – La La Land – Cantando Estações Kenneth Lonergan – Manchester À Beira Mar Barry Jenkins – Moonlight: Sob a luz do luar
Mel Gibson merece esse empurrãozinho e voto de confiança. Se reinventou e deu show de direção com o filme Até o Último Homem.
Melhor ator
Casey Affleck – Manchester À Beira Mar Denzel Washington – Um Limite Entre nós Ryan Gosling – La La Land – Cantando Estações Andrew Garfield – Até o Último Homem Viggo Mortensen – Capitão Fantástico
Casey Affleck é de longe o grande favorito, apesar de que minha torcida de coração será para Viggo Mortensen. O irmão de Ben Affleck acaba de atrair as atenções para si com essa sólida atuação.
Melhor atriz
Natalie Portman – Jackie Emma Stone – La La Land – Cantando Estações Meryl Streep – Florence: Quem é Essa Mulher? Ruth Negga – Loving Isabelle Huppert – Elle
Emma Stone é uma fofa, mas não a melhor atriz. Acho que o prêmio será da queridíssima Natalie Portman. Há um tempo apagadinha em Hollywood, ela mostra a que veio interpretando Jackie, a esposa do falecido presidente Kennedy.
Melhor ator coadjuvante
Jeff Bridges – Até o Último Homem Lucas Hedges – Manchester À Beira Mar Dev Patel – Lion: Uma Jornada Para Casa Michael Shannon – Animais Noturnos Mahershala Ali – Moonlight: Sob a Luz do Luar
Minha torcida aqui é por Michael Shannon. Não conhecia seu trabalho e me lembro que durante o filme, me veio a mente a pergunta: “Quem é esse cara?!” Brilhante atuação por Animais Noturnos.
Melhor atriz coadjuvante
Viola Davis – Um Limite Entre nós Naomie Harris – Moonlight: Sob a Luz do Luar Nicole Kidman – Lion: Uma Jornada Para Casa Octavia Spencer – Estrelas Além do Tempo Michelle Williams – Manchester À Beira Mar
A estratégia aqui foi fenomenal. Se Viola Davis tivesse sido indicada na categoria de melhor atriz, ela dificilmente venceria, devido as fortes competidoras, mas na categoria de coadjuvante, ela passa a ser a favorita. Discordei da ausência de Amy Adams nessa categoria, por Animais Noturnos.
Melhor roteiro original
La La Land – Cantando Estações Manchester À Beira Mar A Qualquer Custo O Lagosta 20th Century Woman
Nessa categoria, tenho que concordar que La La Land – Cantando Estações deve ser contemplado.
Melhor roteiro adaptado
Moonlight: Sob a Luz do Luar Lion: Uma Jornada Para Casa Cercas Estrelas Além do Tempo A Chegada
Aqui torço por Estrelas Além do Tempo. Se ele levar o prêmio de Roteiro Adaptado, suas chances são reais para a categoria de Melhor Filme. Se ele perder nessa categoria, a missão passa a ser bem mais difícil.
Melhor edição
A Chegada Até o Último Homem A Qualquer Custo La La Land – Cantando Estações Moonlight: Sob a luz do luar
Filmes de guerra sempre são complexos de seres editados, por essa razão minha torcida vai para Até o Último Homem.
Melhor edição de som
A Chegada Horizonte Profundo: Desastre no Golfo Até o Último Homem La La Land – Cantando Estações Sully: O Herói do Rio Hudson
Para esse prêmio técnico minha torcida vai para A Chegada.
Melhor mixagem de som
A Chegada Até o Último Homem La La Land – Cantando Estações Rogue One: Uma história Star Wars 13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi
Oportunidade de torcer por Star Wars (rs)!
Melhor direção de arte
A Chegada Animais Fantásticos e Onde Habitam Ave, César La La Land – Cantando Estações Passageiros
Passageiros tinha tudo para ser um grande filme, mas não foi vendido como romance e causou certo desagrado do público que foi em busca de aventura. Pottermaníaca que sou fico feliz em ver Animais Fantásticos em alguma categoria, mas essa categoria é de La La Land.
Melhor canção
Audition (The fools who dream) – La La Land – Cantando Estações Can’t stop the feeling – Trolls City of stars – La La Land – Cantando Estações The empty chair – Jim: The James Foley Story How Far I’ll go – Moana
City of Stars tem levado praticamente todos os prêmios até agora e não será diferente no Oscar, apesar de achar Can’t stop the feeling o melhor hit.
Mixagem de som
A Chegada Até o Último Homem La La Land – Cantando Estações Rogue One: Uma história Star Wars 13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi
Olha Rogue One aí genteeeee!
Melhor figurino
Aliados Animais Fantásticos e Onde Habitam Florence: Quem é Essa Mulher? Jackie La La Land – Cantando Estações
Acredito que La La Land leve esse.
Melhor animação
Kubo e as Cordas Mágicas Moana: Um Mar de Aventuras Minha Vida de Abobrinha A Tartaruga Vermelha Zootopia
Minha torcida é por Moana!
Vamos ver o quanto vou acertar. Agora é aguardar!
Thalita Amaral
Comentarios