top of page

Dragon Ball Super: a volta de GOKU!


Impossível alguém que goste de animação japonesa ou que assistia desenhos animados no começo dos anos 2000 nunca ter ouvido falar de Dragon Ball Z. Vou começar confessando que conheci a saga de Goku e sua turma pelo SBT, quando Dragon Ball passava nas manhãs de sábado no programa “Sábado Animado”. Naquela época, Goku era apenas um moleque com rabo e o supervilão era Piccolo. Alguns anos depois, passei a acompanhar novamente a série nas tardes da Band no programa “Band Kids” e, logo que o anime mudou para as manhãs da Globo, gravava todo o programa “TV Globinho” nas fitas do meu vídeo cassete (eita tempo bom! rs) para continuar acompanhando Dragon Ball Z.


Há algum tempo foi anunciado que o anime Dragon Ball teria mais uma continuação, mas dessa vez feita pelo próprio autor, Akira Toriyama. Dragon Ball GT, uma das continuações do anime, não foi baseada na série de mangás e desagradou a muitos fãs. Muita gente riu e afirmou que o retorno de Toriyama era um boato maluco da internet, inclusive eu. Tremendo engano o nosso.


O tempo passou e o anime voltou a ser lançado no Japão, com a nova saga sendo chamada de Dragon Ball Super. Os fãs puderam comemorar, afinal depois de 20 anos do fim do mangá (o lançamento da saga no Japão se deu entre os anos de 1984 a 1995), todos poderiam acompanhar o que aconteceu com Goku, seus amigos e familiares.


A saga Super começa alguns meses após a luta com Majiin Boo (ignore a saga GT) e reconta as histórias presentes em dois filmes: A batalha dos Deuses (2013) e O renascimento de Freeza (2015) em vários episódios. Após esse período conhecido pelos fãs que já tinham assistido aos filmes, temos o retorno do Trunks do futuro e a saga do Goku Black. Atualmente, o anime se encontra em uma nova saga, com a trama voltando à sua origem: os torneios de artes marciais.


Vale comentar que nos primeiros episódios o anime foi cercado por polêmicas já que a qualidade dos traços estava muito inferior aos originais da saga Z. Devido a repercussão negativa, o estúdio responsável pela animação refez os traços para o lançamento em DVD e para as versões distribuídas internacionalmente.


Infelizmente a animação não está passando em nenhuma emissora brasileira e caso você queira assistir terá que ver online em sites de animes ou baixar via torrent com a dublagem original em Japonês. Eu particularmente sou acostumada com a dublagem em português e me incomodo com a versão original, mas recomendo muito para você que é fã da série e que tem saudades de Goku e sua turma!


Fernanda Garcia

Follow us
  • Facebook Basic Black
Posts recentes
bottom of page