top of page

Matrix pode ganhar reboot!


Reboot é um termo utilizado com frequência nos últimos tempos. Ele significa reinicialização de uma ficção. Mas, não confunda com o termo remake. Enquanto o reboot propõe um recomeço diferente para a história, ou seja, dá margem à liberdade criativa, o remake apenas reconta a história e dessa forma não altera em grande parte personagens e eventos.


Agora que já conhece mais sobre a palavra, eis a notícia: segundo rumores, a Warner Bros. teria iniciado as negociações acerca de um reboot do filme Matrix, um dos maiores clássicos de ficção científica de todos os tempos, lançado em 1999. Uma das motivações para ideia seria aproveitar a onda lançada pela Disney com a produção de derivados do sucesso Star Wars.


Tanto reboots quanto remakes carregam consigo grandes responsabilidades. Em geral, para que um estúdio se proponha a um projeto nesse estilo, o filme ou série predecessora deve ter tido sucesso de crítica, ou ao menos, arrecadado bilheteria. Sendo assim, manter o nível é um desafio, já que o público será exigente e inevitavelmente fará comparações. É claro que em algumas situações o estúdio precisa simplesmente “consertar” algumas histórias, ou mudar suas nuances, como temos visto nos filmes de heróis como Homem-Aranha, já reescrito algumas vezes, e O Quarteto Fantástico, este mal-sucedido.


Ressuscitar a Matrix é mexer com um ser adormecido e extremamente poderoso. Como fã incondicional da trilogia, posso dizer que deu até um frio na barriga quando soube da notícia. Junto com ansiedade, contudo, veio o receio. As irmãs Wachowski, responsáveis pelo original e agora na condução da série Sense8, aparentemente não estarão envolvidas no novo projeto, o que me preocupa. Entretanto, a Warner tentou nos tranquilizar e afirmou que ambas serão consultadas, caso o reboot se concretize.


De acordo com algumas fontes o ator Michael B. Jordan, astro do filme Creed, e o Pantera Negra da Marvel, é o principal ator cotado para protagonizar o novo projeto. Keanu Reeves recentemente se mostrou aberto a retornar ao papel, desde que a trama fosse novamente assinada pelas Wachowski, ou seja, podemos desistir dessa parte.


Aguardemos a concretização do projeto, mas desde já estou ansiosa para presenciar, quase 20 anos depois, uma ficção fantástica, um divisor de águas do cinema, agora com possibilidades de efeitos visuais muito mais incríveis.

Thalita Amaral

Follow us
  • Facebook Basic Black
Posts recentes
bottom of page