top of page

"Top 5" - séries de comédia.



Em um bate papo descontraído com Fê, colaboradora oficial aqui do blog e rainha das boas sugestões, resolvi que durante as próximas semanas ranquearei minhas séries favoritas dentro dos mais diversos estilos. Antes de começar, quero deixar claro que infelizmente existem muitas séries que não pude assistir ainda. Então não fiquem tristes ou assustados com a ausência de alguma marcante (ouviram fãs de How I met your mother?).


Escolher cinco entre tantas séries é uma grande responsabilidade e tarefa árdua, sobretudo para uma pessoa que a cada semana ama uma série diferente. Contudo, levei em consideração vários fatores no momento de peneirar. Hoje a categoria escolhida é comédia.


As séries de comédia desde sempre me encantaram. Fui arrebatada e ensinada a amar os sitcoms nas tardes do SBT. Em geral, séries de cerca de 25 minutos, dinâmicas e muitas vezes marcantes. Então vamos ao que interessa. Aí vai meu TOP 5:


5º lugar – Um Maluco no Pedaço (The Fresh Prince of Bel-Hair)


Essa foi a série que marcou minha infância. Teve sua estreia em 1990 e conta a história de Will (Will Smith), um garoto que é enviado por sua mãe para viver com os tios ricos na cidade de Bel-Air, na Califórnia. A série trouxe Will Smith aos holofotes e mostra o divertido dia a dia de um jovem tentando se adequar a um padrão de vida completamente novo, bem diferente do vivido nos subúrbios da Filadélfia. A série tem coprotagonistas engraçadíssimos, como Carlton (Alfonso Ribeiro) que tem sua dancinha emblemática e inesquecível, além do sempre querido Tio Phill (James Avery). A mensagem é sobre recomeço e um debate sobre as diferenças entre classes sociais, que apesar de fazer rir, faz também refletir. Disponível na Netflix.


4º lugar – The Big Bang Theory


De todos do meu Top 5 de comédia, a única série que ainda não chegou ao fim foi The Big Bang Theory. E olha que ela ensaiou um término na décima temporada, mas acabou sendo renovada por mais dois anos. A trama conta a história de quatro amigos nerds. Dois deles, Sheldon (Jim Parsons) e Leonard (Johnny Galecki), dividem apartamento. É bom dizer que Sheldon tem um temperamento muito peculiar que nos faz amá-lo. Temos ainda Howard (Simon Helberg), que é judeu e mora com a mãe pra lá de atípica, e Rajesh (Kunal Nayyar), indiano que não consegue se comunicar com mulheres em voz alta. Ao terem contato com a vizinha de Sheldon e Leonard, Penny (Kaley Cuoco), muitas aventuras se desenrolam, o que conecta dois mundos completamente diferentes. A mensagem principal é que a amizade pode nascer de onde menos se espera, sem preconceitos ou intolerância. Prepare-se para uma chuva de menções a outros seriados e quadrinhos que nos fazem vibrar. As piadas são ligeiras e inteligentes. Sheldon comanda a turma e se torna um personagem icônico que certamente será lembrado por gerações. Personagens até então recorrentes, como Bernadette (Melissa Rauch) e Amy (Mayim Bialik), passaram a ser fixas após mostrarem um entrosamento perfeito com o elenco principal. Disponível na Netflix!


3º lugar– Gilmore Girls

Essa “dramédia” lançada no ano 2000 mostra a relação entre Lorelai Gilmore (Lauren Graham), uma mãe solteira e com um senso de humor aguçadíssimo e sua filha, Rory (Alexis Bledel), altamente treinada na arte das respostas inteligentes. As duas vivem em uma cidade pequena, onde todos se conhecem e convivem em “certa paz”. O timing do humor é diferenciado. Mesmo o assunto sendo bem cotidiano, o humor ácido e rápido, bem como o entrosamento entre os personagens tornam a série muito marcante. Nos sentimos como mais um membro da família Gilmore, o que nos leva a nos emocionar e rir com essas duas durante suas oito temporadas. O especial da série lançado há poucos meses gerou enorme mídia, o que fez a Netflix ensaiar um possível retorno da trama. Os episódios são mais longos por misturar drama ao seu contexto, em torno de 40 minutos. Também disponível na Netflix!


2º lugar – Chuck

Chuck, criação de Josh Schwartz e Chris Fedak, na verdade não se enquadra no gênero comédia exatamente, já que mistura aventura e ação. Mas acho pertinente encaixá-lo nesse Top 5, porque pra mim é uma série da vida, com certeza, que me arrancou inúmeras risadas e encarnou muito bem o universo nerd (notaram que adoro isso?). A série que teve seu fim em 2012, em sua quinta temporada, contava a história de Chuck Bartowski (Zachary Levi), um típico nerd que trabalha em uma loja, Buy More, no setor de tecnologia. Chuck recebe um dia um e-mail codificado com informações ultrassecretas do governo americano, tornando-o, literalmente, um computador humano, o Intersetorial. Com isso, Chuck passa a ser utilizado pela agência de inteligência, CIA. E é aí que entra a coprotagonista, a agente Sarah Walker (Yvonne Strahovski). Em meio a um turbilhão de inimigos e aventuras, Chuck se apaixona por ela, criando situações divertidas e românticas. O sitcom é leve, descontraído e o casal é ship nível máximo. Agrada tanto os mais românticos, quanto os que curtem uma boa aventura. Muita pancadaria e universo dos games estão garantidos. Os personagens coadjuvantes e o próprio protagonista garantem as risadas. Os episódios são maiores do que o convencional para o estilo, aproximadamente 42 minutos. Ainda não disponível na Netflix, apenas por torrent.


1º lugar – Friends

Não tem como colocar Friends em uma posição diferente dessa. Acho que não mais verei em vida uma série com tamanho entrosamento de elenco, que cativou, emocionou e me fez “rolar” de rir. Criada por David Crane e Marta Kauffman e lançada em 1994, a série mostrou o divertido dia a dia de seis amigos, Rachel (Jennifer Aniston), Monica (Courteney Cox), Phoebe (Lisa Kudrow), Joey (Matt LeBlanc), Chandler (Matthew Perry) e Ross (David Schwimer). Difícil escolher um favorito entre esses seis queridos personagens. Cada um tem seu momento marcante e, por essa razão, Friends é lembrada por seus recordes de audiência e pelos megas salários de seu elenco. Um dos principais desejos dos fãs é um filme, como fizeram com Sex and City, ou algo semelhante ao que a Netflix fez com Gilmore Girls. Contudo, difícil conseguir o sim por parte dos seis do elenco, e dificilmente algo sairá do papel sem o aceite de todos. Enfim, foram dez maravilhosos anos com essa turma. Disponível na Netflix!



Thalita Amaral


Follow us
  • Facebook Basic Black
Posts recentes
bottom of page